segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Virou, mexeu, e o ano acabou!


          O ano acabando e é sempre tempo de reflexões, retrospectivas, amor, união, perdões, romantismos... Umas pena precisarmos dessas desculpas pra incentivarmos tudo isso, mas que bom que, de uma forma ou outra, tudo vem. Pra mim vem na ponta do lápis e, sempre, cheio de emoções e bixisses.
2011 foi inesperadamente emocionante. Aprendi muito com os outros... Muito mais do que um dia sonhei ensinar.
         Aprendi que 7 horas da manhã é na verdade 1 hora, pois a 1° hora do dia é quando nasce o sol! Aprendi que tenho milhares de preconceitos enraizados e que, alguns deles, custam à ceder à realidade. Aprendi que há SEMPRE uma mão estendida a você e, se estiver na África, encontrará, facilmente, algumas delas. 
         Aprendi o quão sortuda (?) sou por ter sido criada e amada pelos meus pais e pelo gordo, meu irmão. Não poderiam ser mais humanos, humildes, amorosos, sinceros, infantis e abertos ao amor, à verdade, à pureza... Aprendi que família não tem nada a ver com tipo sanguíneo e “one love” de Bob Marley REALMENTE existe e está longe de ser criação do cantor. Aprendi que há gente má em todo lugar, mas que a maior parte dessas pessoas só estão reagindo as nossas próprias ações. Aprendi que os “burros” não são assim tão burros e eu não sou assim tão inteligente. Aprendi que meu cabelo não fica tão fedido assim se lavado semanalmente. Aprendi muito sobre AIDS e HIV. Aprendi bastante sobre governança e democracia, ou melhor, falta de. Aprendi sobre meu paladar e cultura de comida. Aprendi que o diferente nunca é tão diferente assim. Aprendi que consigo viver sem água, energia e cerveja gelada. E, principalmente, aprendi que ‘feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’.
         Desculpem a falta de atualização sobre os projetos, mas, para o fim do ano, tivemos mais estudos e almoços financiados, mais testes de HIV, jogos de futebol, um espancador de órfãos na cadeia e, claro, uma pessoa com uma preguiça injusta e irresponsável de postar detalhes.
         Que 2012 seja muito melhor que 2011 para todos nós e, principalmente, para aqueles que não conseguem ‘se virar’ com condições piores que as atuais.

2 comentários:

Mari Doher disse...

Concordo com simplesmente TUDO que vc escreveu. Incrível tenho exatamente as mesmas brisas...
Saudades mil!
Volta logo para passarmos horas a fio no paraty falando disso tudo!
Boas festas a todos vcs aí, sem exceção. Amo vcs.

sibeli disse...

beleza Ba,surpreendente o que escreve...duro e sublime, tão jovem e enormes verdades... papai mamãe