sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Histórias de Paixão e Abandono III


Esse é um exemplo do que MUITA paixão e MUITO abandono podem fazer na vida de duas crianças. Dois irmãos, Ecleu Silas e Opii Raphael.
Duas crianças que dividem um cômodo e vivem sozinhas, pois os pais vivem na vila e não têm condições de criá-los, educá-los ou alimentá-los. O tio mora perto e, por vezes, os acompanha  e dá alguma comida. O pai, recentemente, retornou para Kampala, deixando a esposa na Vila, para tentar algum emprego na cidade grande e vive, agora, no mesmo cômodo que os dois meninos.
Esses pequenos grandes meninos administram o pouco dinheiro que o tio/pai deixa para que seja comprada comida, assim os dois cozinham ou, por vezes, não comem, pois o dinheiro não é suficiente para quase nada.
Eles estudam na escola, porém não pagam, não possuem uniformes e não comem. Passam todo o dia sem comer nada.
A diretora da escola é puro elogios às crianças e eu pude ver o por que. Fiquei emocionada com a pureza que os dois têm, a inocência, sempre procurando ajudar, sempre dispostos a fazerem tudo, muito educados, tímidos. Quando o irmão mais velho nos acompanhou até a sua casa para que fizéssemos doações e pagássemos sua escola e o ano todo de almoço para os dois, ele esqueceu todo seu material na escola, mas não foi preciso voltar, pois no meio do caminho encontramos seu irmão mais novo carregando todos seus livros pesados em meio à muita lama e muito molhado devido à chuva. Um amor e uma proteção mútua de arder os olhos (mas é que tinha muitos ciscos no ar aquele dia rs).

A diretora/dona da escola com o pai e um dos meninos.



                                                               ******************

A mãe da Kitamilike Patience cuida de 9 filhos em um pequena casa sem ter qualquer emprego. Os filhos maiores, em idades escolares, não vão à escola, pois a mãe não tem qualquer condição. Entre os nove filhos, dois estão na escola, na qual ela não paga e não serve comida. A única escola que aceita esse tipo de situação e que possui uma relação diferenciada com os pais e as crianças, pois se trata de uma escola bem precária, bem local, com poucas crianças...
O pai é HIV positivo, mas ela não o vê há anos. É mais um homem com diversas famílias onde as mães, nada podem fazer. Quando chegamos lá, a mãe se emocionou muito com a surpresa e disse que deus sabe o que faz, pois a dois dias estava anunciando às crianças que a escola não seria mais possível, pois ela já não sabia o que fazer e de onde tirar dinheiro para tal. Disse que estava orando muito, mas que não via a resposta e que agora entendeu o caminho que deus fez e ajuda que lhe enviou. Eu, uma pessoa descrente, fiquei divagando como eu entrei na vida de determinadas pessoas e não de outras? Como fui o link entre vocês, aí no Brasil, e essas pessoas aqui em Uganda? Enfim... Uma brisa que eu ainda não estou preparada para enfrentar.

Nossa! Parece que saí de uma balada open bar!

Lindinha!


                                                               *******************

A avó do Mujuni Allan é um doce de mulher e cuida dos netos abandonados pelos pais. Essa senhora vende vegetais em uma barraquinha e é solteira. Segundo ela, o marido faleceu há anos: he felt sick.
Apenas uma das crianças freqüenta a escola e, claro, não possui uniforme e não paga a mensalidade. Segundo Allan, ele tem tempo de almoçar alguma coisa pequena com a avó e voltar para a escola. Dessa forma, optamos por comprar a ele um uniforme, pagar a mensalidade e dar comida para a família. Quero que sobre dinheiro para ajudar o máximo de crianças possíveis.
O pequeno Allan é um sobrevivente, graças á ajuda da avó, pois possui pelo menos 11 irmãos (fora os meio-irmãos filhos do pai), e se quer sabe onde eles estão. Uma doçura de garoto e muito brincalhão. Adora futebol, leia-se futebol ugandês, onde a graça é todo mundo na bola chutando o mais forte possível. Não há gol, não há campo, não há estratégia, não há objetivo... Mas parece muito divertido (e um pouquinho violento hehe).


A lojinha da vovó.

Nenhum comentário: