terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uganda: Ame-a ou Deixe-a

É, passei os últimos dias pensando em deixá-la. Até perceber que amo este lugar e resolver dar uma segunda chance a mim.
Descobri que o problema está longe de ser qualquer perrengue do tipo: sem água encanada, sem luz, comida, casa, roupa, cama, toalha, tudo sujo, bichos, esgotos, pobreza, doença...
Isso eu tiro de letra...o problema é a solidão e a saudade. Nunca fiquei tão triste na minha vida. Meio piegas, eu sei, mas é verdade.
Mas, felizmente, descobri que o problema não é Uganda e sim eu mesma e depois disso as coisas ficaram mais faceis.
Quando todo mundo me falava que ia ser difícil eu respondia que se eu quisesse algo fácil ficaria na casa dos meus pais. Só sei que se eu pudesse pegar um avião agora e correr para casa dos meus pais, eu o faria.
Mas vamos falar um pouco de futebol, afinal, eu sou brasileira, pô. Todos aqui amam futebol e, consequentemente, o Brasil. Mas, por incrivel que pareça, não jogam muito. A torcida aqui é dedicada, principalmente, aos times ingleses. Quando não, rola um real madrid, milan, inter e por aí vai...
Não sei se já falei, mas eu moro na pior favela de Uganda. Então, um dia, sem ter o que fazer, resolvi pegar uma bola e ir pra "rua" (o que aqui seria mais um corredor de terra cheio de buracos e esgotos ao redor) jogar futebol com as crianças. Nos divertimos muito e todos agora me chamam de Nambatya e não mais de Mzungo..rs
Ontem passei o dia fazendo artesanato com as crianças. Aprendi a tecer palha para fazer bolsas, chapéus, tapetes e etc. E também fiz alguns colares. Todas as crianças resolveram passar a tarde vendo quem ganhava mais atenção da mzungo aqui. Foi engraçado. Vou levar muitos desses colares e bolsas para o Brasil, vendê-los e mandar o dinheiro para a organizadora daqui. Ela está tentando ajudar as crianças da comunidade mas ela mesmo precisa de MUITA ajuda.
As pessoas aqui são muito cristãs e cheia dos "bons costumes". Quando entro em alguns assunto proibido (e juro que não perguntei qual é a posição preferida) todos abaixam a cabeça e riem, parece até um sorriso de bebê, inocente. Quando, certa vez, em resposta à proibição do beijo público, falei que, no Brasil, até os gays se beijam em público, todos gritaram, MESMO! Aqui ninguém fala, chora ou ri, aqui todos gritam.
Ah..acabo de descobrir as várias facilidades para conhecer mais a África. Descobri que Kgali (capital de Ruanda) fica apenas 10 horas da onde estou e a passagem é só 25 reais. O Kenia também é pertinho e rola ir de busão. A Tanzânia é mais longe (40 horas), mas pelo que ouvi dizer, vale super a pena. Além do que, já estou preparada para ir a Africa do Sul novamente.
Ontem saí de balada com um bando de mzungo e resolvi me enturmar e ser cool pra evitar passar por síndromes de solidão novamente. O melhor é que não tenho fama de cachaceira como no Brasil, então estou pegando super leve pra evitar que tenha essa fama também aqui. Mas vou falar que a cerveja daqui é bem gostosa..quer dizer...normal. Eu achava que me ajudava a esquecer a saudade mas na verdade não é isso, apenas me faz lembrar do Brasil de um jeito gostoso. Afinal, cerveja, naturalmente, lembra meus amigos, não?

8 comentários:

Unknown disse...

VC E UMA FIGURA BA
TI AMO

Guilherme Cicerone disse...

É muito bom ver isso: a vontade de fazer dar certo! De fazer acontecer!


Continue!!!

Unknown disse...

Ja estao ficando um pouco mais animados estes posts.. que bom!!!!! estou feliz por vc e sei que vc é mto capaz... Aos poucos tudo vai ganhando sentido, tenho certeza..
Mas olha, qnd se sentir sozinha, pense que tem mta gente aqui no brasil, e fora dele, que gosta e torce mto por vc! Agarre-se nisso e tire forças de onde parece não existir..
Bjss! odeio!

Unknown disse...

Oi Bá estou morrendo de saudades e preocupada com vc tão longe vc é uma pessoa muito especial e muito guerreira tenho certeza q vai fazer dessas pessoas com seu otimismo e a cada amanhecer olhar o sol e ter a esperança de dias melhores.
Beijoss! Nambatya (O Q ISSO QUER DIZER???)

Unknown disse...

BAh .. Que legal !!

Sempre que posso entro pra ver oq vc anda aprontando ... gostaria de ver algumas fotos tbm !!

Boa sorte ai... bjsss!!

Unknown disse...

Mano, vc eh foda..nao canso de te dizer isso..

ahh outra coisa: vc nao vai conseguir manter a fama por muito tempo..daqui uns dias TODOS saberao q vc eh a real cachaceira.. entao.. enquanto isso.. aproveite!!

te amo.

Naná disse...

Que gostoso ler seus posts!!
Aproveita aí!!

Unknown disse...

Bebê,vc parece uma ugandense bc......legal tdo isso.O artesanato expressa o máximo da cultura coletiva...aproveite.