sexta-feira, 1 de abril de 2011

Deus é Fiel

Peço toda licença do mundo pra falar um pouco, prometo que diplomaticamente, sobre aquele assunto. Aquele mesmo. Religião!
Nunca fui uma pessoa religiosa e, se é mesmo necessário essa coisa de rótulos, pode me chamar de agnóstica.
Agnóstica, aquela que, segundo meu pai, é "em cima do muro". Pode ser. Os questionamentos naturais sobre a existência ainda não me assombraram, dessa forma ainda não saí a caça de um deus (me desculpem a letra minúscula em um nome próprio).
Nada é certo pra mim. Nem a ciência e nem o tal deus. Se é que os dois são opositores.
Por enquanto minhas questões são mais urgentistas, nunca me prEocurei pra onde eu vou depois que meu coraçãozinho parar de bater. Ainda estou me preocupando com o que farei depois que terminar a faculdade.
Também nunca critiquei religiões, por não ter uma opinião formada sobre tal e por achar que, por bem ou por mal, os templos religiosos, são lugares de muita paz, respeito, amor... E que é um instrumento que transforma a vida de muitas pessoas e as fazem muito felizes (ou conformadas).
Mas vim pra Uganda e me deparei com o país mais religioso que já imaginei existir. Não digo um fanatismo religioso. Você não os vê brigando por religião ou discutindo-a. Mas ela dirige a vida das pessoas através, principalmente, do catolicismo.
Então, nos últimos meses, tive que confrontar esse assunto que tanto deixei de lado, e confesso que os resultados não foram muito a favor da religião, de deus e etc e tal.
Ok. Acho que não conseguirei ser tão dimplomática como prometi.
Tudo começou quando, no hospital de Mityana, ao ver a menininha com AIDS em estado terminal, mesmo sabendo que ela não duraria muitas horas, pedi que sua mãe orasse. Me senti ridícula a pedir isso. Eu, Barbara, uma pessoa super descrente e que nunca orou na vida? Tudo por que eu, sozinha, não tive a menor condição de confontá-la? Tudo por que era muito mais fácil dizer que sua pobre menininha iria para um lugar melhor, mágico e seria muito feliz, a dizer que ela iria pra um buraco em poucas horas?
Todos os lugares que vou vejo as pessoas orando: nas escolas, nos restaurantes, nas ruas nos orfanatos, no governo...
"Agradecemos pelo alimento de hoje, por termos saúde..." Tá de brincadeira comigo? Que saúde você tem? Que alimento que você tem? Não quero ser rude, mas esse seu deus aí é um piadista, viu.
Fora isso tem aquela  questão política-social da religião, não? Se confiarmos de olhos fechados nas escolhas de deus, nos conformaremos com nossas atuais situações. Afinal deus quis assim, não?
Aqui, é ridículo como o governo, em especial o 'homem do chapéu', manipula a crença das pessoas a seu favor. E é tão fácil fazer isso.
É irônico, um lugar totalmente esquecido por deus, ser o mais fiel a ele, não? Como diria Seu Jorge, "Cidades de Deus, mas que deus esqueceu de olhar."
Eu sei, é confortante, quando você tá na merda, e pensa que tem alguém ao seu lado, um pai, preocupado com você e que faz tudo pensando na sua futura  felicidade. Mas pô, acho que nessas horas, um pouco de revolta não faz mal a ninguém, pois aquela coisa de que "no fim tudo dá certo, se não está certo, é por que ainda não é fim", não funciona por aqui. O fim chega mas nada nunca está melhor.
Quero fazer uma pergunta a deus (espero que ele tenha entrado no mundo cybernético): o que tenho de melhor que os outros para merecer educação, comida boa, família amorosa e presente, emprego...? São essas pessoas, os ugandeses, tão malvados assim? Merecem eles a rua, a fome, O frio, a solidão, Doenças...?





Sei que muitos dirão: o problema não é deus, o problema são as instituições religiosas. Eu pensava assim também.  Mas depois que vim pra África concluí que esse deus é muito fanfarrão e vingativo.
Aliás, acho melhor começar a rezar, pois na próxima vida serei provavelmente o assistente do Museveni.

5 comentários:

sibeli disse...

Não concordo com isso tdo...As células do nosso fígado trabalham metabolizando e produzindo matabólitos necessários para o funcionamento da vida.elas não se preocupam se outras células irãoou não dar continuidade aos outros processo.Esse comportamento garante a vida.Quem dá o comandos a essas células e se existe um comando poderiámos dizer que esses comandos estão contidos em um chip?Seriam portanto células inteligentes certo?

sibeli disse...

continuando...quem fabricou esse chip?Proponho pensar que exista um força inteligente que impulsiona tudo isso.Como a força da eltricidade ou ade atração dos imâs.Não dá pra ver mas dápara ser comprovadas essas forças.....dá para ver suas manifestações.
Chamo essa força,que nos dá vida de força vital,o mesmo princípio que explica os fundamentos da homeopatia...bom sem isso,eu tôliteralmente na roça,junto com a homeopatia.

sibeli disse...

continuando:
Essa força pode ser trabalhada.Com a meditação e boa respiração por exemplo conseguimos harmonizá-la.Dá nos equilíbrio,sobriedade e paz....pode ou não ser chamadade Deus,ou so´pro de vida ou sei lá o que.Qto ás religiões,a humanidade consegue de modo generalizado<repito,de forma generalizada banalizar ou não essa força,chegando a usá-la para o mal

sibeli disse...

continuando.Te proponho a aprender a respirar...é a coisa mais difícil que eu jamais poderia te propor....pense como sendo seu alimento(ali está contida a tal força)...eu até agora não a consegui tão completamente,mas estou á cata.......já consegui aceptar uns 20%....Ah,outra coisa,desculpe mas não gostei da foto da criança.....bjs

Caio Simi disse...

Seu blog é MUITO bom